Convidados

PALESTRANTES:

José Benedito de Almeida Júnior
Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Professor do Instituto e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, da Universidade Federal de Uberlândia.Pós-doutorando em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte; bolsista PNPD CAPES Atualmente suas pesquisas versam sobre as relações entre Ética, Política e Religião. Publicou recentemente as obras: Introdução à Mitologia (2014) e Como ler Jean-Jacques Rousseau; (2013) ambos pela Editora Paulus.

Marta Helena de Freitas
Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (2002), com Pós-Doutoramento no Department of Religious Studies, School of European Culture and Languages, University of Kent at Canterbury, UK (2011-2012) e pelo Programa Doutoral em Psicologia da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal (2014-2015). Graduada em Psicologia e Licenciatura em Psicologia
(1985) e mestre em Psicologia Social e da Personalidade (1991), ambos pela Universidade de Brasília. Professora adjunto da Universidade Católica de Brasília – UCB, desde 1989, atuando hoje no programa de mestrado e doutorado em Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia Clínica e atua como docente e pesquisadora, com produções técnicas e bibliográficas sobre os seguintes temas: psicologia da religião, tanatologia, gerontologia, Psicodiagnóstico de Rorschach, fenomenologia e formação em psicologia. Coordenadora do GT Psicologia; Religião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Psicologia – ANPEPP. Membro da International Association for the Psychology of Religion.

Rodrigo Vitorino Souza Alves
Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia. Foi Academic Visitor na Universidade de Oxford. Doutorando em Direito pela Universidade de Coimbra. Mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Uberlândia.
Pesquisador nas áreas de Direito Público e Fundamentos do Direito, desenvolvendo projetos de pesquisa com ênfase nos direitos humanos e fundamentais, liberdade religiosa e modos de relação entre Estado e Religião. Líder dos Grupos de Pesquisa Centro Brasileiro de Estudos em Direito e Religião, e Laboratório de Direitos Humanos e Justiça Global, ambos indexados pelo CNPq. Coordenou o Projeto; Diversidade religiosa e direitos humanos; com apoio do ProExt-MEC. Tem livro, artigos e capítulos de livros publicados, assim como trabalhos apresentados ou conferências proferidas em eventos científicos nacionais e internacionais, nomeadamente nos Estados Unidos, Inglaterra, País de Gales, Alemanha, Turquia, Noruega, Portugal, Itália, Paraguai, Uruguai e China. Atuou como palestrante convidado na Sexta Sessão do Fórum sobre Minorias da Organização das Nações Unidas, ocorrida em Genebra, Suíça, que tratou sobre a proteção das minorias religiosas, sendo ainda debatedor de suas Recomendações (A/HRC/FMI/2013/3), aprovadas pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU. Atuou como membro do comitê de especialistas que revisou o relatório sobre a liberdade religiosa da International Development of Law Organization – IDLO (apresentado à Assembleia do Conselho de Direitos Humanos da ONU). Integrou a equipe de pesquisadores em projeto da Universidade de Oxford (Oxford Pro Bono Publico), que submeteu proposta ao Parlamento Inglês com considerações sobre a elaboração de uma constituição escrita. É o Relator Nacional para o Constitute Project. É membro de International Consortium for Law and Religion Studies – ICLARS (Universidade de Milão), de Law and Religion Scholars Network – LARSN (Universidade de Cardiff) e do Consórcio Latino-Americano de Liberdade Religiosa. Prof. Rodrigo Vitorino é habilitado pela Ordem dos Advogados do Brasil.

COORDENADORES DE GRUPOS DE TRABALHO (COMUNICAÇÕES ORAL):

Andréa das Graças S. C. Gimenez Garcia
Doutora e Mestre pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (UNESP-Franca). Graduada pela Faculdade de Direito de Franca (1996). Chefe eleita do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade de Frutal. Docente do Curso de Direito da UEMG/Frutal, tendo ministrado disciplinas de Direito Empresarial I e II, Direito Falimentar (Direito Concursal), Introdução ao Estudo do Direito, Direitos Difusos e Coletivos, Teoria Geral do Processo. Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica (Estágio) da UEMG/Frutal. Pesquisadora líder do Núcleo de Estudos em Direito Empresarial (NEDE), Núcleo de Estudos em Gestão e Impactos Ambientais (NEGIA), cadastrados no diretório CNPq – UEMG/Frutal. E, membro pesquisador dos Grupos GESTA – Grupo de Pesquisa Gestão Socioambiental e a Interface com a questão social, da UNESP-Franca.

Izabel Cristina Taceli
Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília; Graduada em Psicologia pela FARF – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto. Especializações em Docência do Ensino Superior, Educação Especial, Psicologia Escolar/Educacional e Psicologia Organizacional e do Trabalho. Docente em graduação na Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG – Unidade Frutal, cursos: Administração, Comunicação Social, Direito, Geografia e Sistemas de Informação.
Possui experiência como docente em Cursos de Pós-Graduação lato sensu e em Curso Técnico em Recursos Humanos. Consultora do Sebrae e Psicóloga com ênfase em Clinica e Psicologia Organizacional e do Trabalho. É integrante do Grupo de Pesquisas CNPq: Direito e (IN)Tolerância Religiosa – UEMG/Frutal.

Loyana Christian de Lima Tomaz
Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia-MG, Especialização em Docência do Ensino Superior (2008) e em Direito Processual (2010), Bacharel em Direito (2007). Pesquisadora dos grupos de pesquisa do CNPq: Estética, Ética e Filosofia Política no Iluminismo Francês -UFU; Direito e Religião – Curso Direito- UFU. Atua também como líder do grupo de Pesquisa CNPq: Direito e
(In)Tolerância Religiosa – UEMG/Frutal. Professora do Curso de Direito da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Frutal) e da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC-Uberlândia- MG). Advogada atuante na área cível, inscrita na OAB/MG. Tem experiência na área de Direito, atuando principalmente no campo do direito privado.

Rafael Altafin Galli
Mestre e graduado em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto. Possui especialização em Direito do Trabalho pela Universidade de Franca e em Educação Ambiental pela Universidade de São Paulo . Atualmente é professor da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, Unidade Frutal/MG, disciplinas: Direito Administrativo II e Direito Processual do Trabalho. É professor também do Centro
Universitário Estácio de Ribeirão Preto nos cursos de Direito e de Administração de Empresas. Atua também como Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários do Centro Universitário Estácio de Ribeirão e professor de pós-graduação da FEA-USP de Ribeirão Preto. É advogado, devidamente inscrito nos Quadros da Ordem dos Advogados do Brasil sob o n. 192643, militante na cidade de Ribeirão Preto/SP e região, em diversas áreas do direito.

Rozaine Ap. Fontes Tomaz
Mestre em Educação pela Universidade de Brasília – UnB; Mestre em Toxicodependência e Patologias Psicossociais pelo Instituto Superior Miguel Torga Coimbra/PT. Especializações: Direito da Comunicação pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/PT; Psicopedagogia; Psicanálise Clínica; Educação Especial: ênfase inclusão; Docência no Ensino Superior. Graduada em Pedagogia; Filosofia;
Estudos Sociais e Artes. Docente na Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG/Frutal, cursos de Direito e de Administração; professora convidada de pós-graduação lato sensu das faculdades FAK e FATECE. Participa dos seguintes grupos de pesquisa CNPq&quot: Observatório de Violência e Práticas Exemplares – USP/Ribeirão Preto; Centro Brasileiro de Estudos em Direito e Religião- UFU/CEDIRE/Uberlândia; Núcleo de Estudos em Gestão e Impactos Ambientais – NEGIA; sendo líder do grupo Direito e (In)Tolerância Religiosa – UEMG/Frutal.

Vinicius Fernandes Ormelesi
Doutorando em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e mestrado em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Especialista em Docência do Ensino Superior. Atualmente é professor de Introdução ao Estudo do Direito, no curso de Direito da UEMG – Unidade Frutal, professor de Filosofia do Direito e História do Direito na Faculdade Barretos e professor de Filosofia e Introdução ao Direito da Faculdade de Educação São Luís. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Filosofia e Teoria do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia do direito, direitos humanos, processo coletivo, educação e princípios jurídicos. É membro pesquisador do Grupo de Pesquisas CNPq: Direito e (IN)Tolerância Religiosa – UEMG/Frutal.

***********************************************************************
Haverá participação de demais profissionais e autoridades da cidade de Frutal-MG e região, os quis serão convidados a compor a mesa redonda do dia 22 de setembro, que será coordenada pela Professora Dra. Marta Helena de Freitas.